Atualmente, os países do Mercosul, em particular, e da América do Sul, no geral, usam sistemas diferentes de televisão. Os sistemas adotados ainda nos regimes militares, sob a justificativa de proteger a indústria nacional de televisão e evitar a entrada de aparelhos estrangeiros, fez surgir uma verdadeira sopa de letrinhas no campo das telecomunicações. No Brasil é o PAL-M, na Argentina, o PAL -N. Tem países que adotam o PAL-G, outros o PAL-Secam e outros o NTSC, de origem norte-americana.
O resultado é que este modelo não só impediu o crescimento de uma indústria regional de telecomunicações como tornou mais dificil a troca de conteúdos culturais entre as emissoras dos diversos países. Para uma emissora brasileira receber imagens ou noticiários da Argentina ou do Chile era mais barato e fácil receber da CNN, nos Estados Unidos. O grande problema ficava no critério editorial utilizado pelas grande provedoras transnacionais de notícias.
Com a digitalização da televisão surgiu a possibilidade de tudo isto mudar. De ser adotado um só modelo para, pelo menos, o Mercosul. O Brasil decidiu utilizar o modelo japonês adaptado para o Brasil, o que surgiu o sistema SBTVD - Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Ao lado do desenvolvimento tecnológico deu-se início a uma ação diplomática para que fosse adotado um só sistema na região.
Num primeiro momento houve um fracasso, o Uruguai saiu na frente e decidiu adota o modelo europeu, DVB. Mas a Argentina está próxima de adotar o sitema brasileiro e esta decisão pode interferir em muito nas decisões dos demais países sul-americanos. (Fonte: Prof Cristina Gobbi)
Confira na nota do TeleTimes News.
Argentina deve anunciar escolha do SBTVD após eleições de junho
Por Fernando Lauterjung do TeleTime News
Entre os brasileiros que frequentam a NAB 2009 comenta-se que a Argentina já teria decidido pelo padrão brasileiro de TV digital. Uma fonte no governo brasileiro confirma, afirmando que o anúncio, no entanto, não deve acontecer antes das eleições legislativas, que acontecem no dia 28 de junho.
Os ajustes finais na negociação devem acontecer esta semana, com a ida do presidente Lula e do ministro Hélio Costa ao país. Após esta viagem, Costa segue para Chile, onde também tem a TV digital como assunto prioritário. Neste país, contudo, a disputa está mais acirrada. A mesma fonte diz que o Brasil convenceu o setor técnico do governo chileno. O primeiro escalão já teria decidido pelo padrão europeu, DVB; enquanto os radiodifusores vêm defendendo abertamente o ATSC.
"Há um ano atrás, o país estava pronto para anunciar a adoção do padrão americano, e nós conseguimos adiar a decisão", diz a fonte, afirmando que ainda há chances para o padrão brasileiro. Para o governo, se o Chile optar pelo padrão brasileiro, a América do Sul deve seguir a decisão, já que as três economias mais desenvolvidas da região estariam unidas em uma mesma tecnologia. Fonte: http://chicosantannaeainfocom.blogspot.com/2009/04/tv-digital-argentina-deve-adotar-modelo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário