segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Artigos concluídos = Alegria!


Oi! No último domingo conclui mais um artigo científico integrante desta árdua jornada de mestranda. A finalização de mais um trabalho resultante de tantas leituras e pesquisas é motivo de muita alegria e incentivo para a próxima etapa, o próximo artigo... Aos poucos tenho me acostumado de uma forma muito positiva à esta nova vida de pesquisadora, em nada menos puxada do que o ritmo que eu levava trabalhando como jornalista em emissora de TV!

São atividades distintas que necessitam de habilidades únicas. Entretanto é incrível perceber em cada dia de pesquisadora, o quanto a experiência anterior como repórter, editora e apresentadora me auxiliam na lida com as especificidades do Mestrado, na busca pela reflexão e fixação dos conhecimentos através dos instrumentos metodológicos. Como pesquisadora de televisão, ainda estou começando, mas já prevejo uma vontade enorme de contribuir para a reflexão a cerca deste veículo que faz parte do cotidiano brasileiro e que levanta tantos questionamentos, tantas idéias...

Abaixo, segue a listagem dos títulos dos artigos científicos assinados por mim neste segundo semestre de 2009. Publico no intuído de divulgar a produção, mas principalmente incentivar os amigos pesquisadores e estudantes que visitam este espaço, para também publicarem seus trabalhos, nos espaços democráticos dos blogs. Assim, podemos trocar informações e contribuir, ainda que num trabalho de 'formiguinha', para dar evidência ao campo de pesquisa em TV ainda relativamente embaçado no Brasil:

ARTIGOS - 2009

1. NO AR A METEOROLOGIA ALÉM DA PREVISÃO DO TEMPO: UM BREVE HISTÓRICO DAS NOTÍCIAS CLIMÁTICAS NO TELEJORNALISMO E PERSPECTIVAS COM A TV DIGITAL NO BRASIL (Apresentado no Encontro Nacional de História da Mídia, em Agosto, Fortaleza-CE.)

2. A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE TV: UM BREVE PANORAMA DO ENSINO DE TELEJORNALISMO NO RIO GRANDE DO NORTE (Trabalho realizado para a Intercom, em virtude da participação no III Seminário Temático Globo-Intercom em Julho, RJ.)

3. TV PAGA E INTERATIVIDADE: ESTUDO DE CASO DO CANAL GLOBO NEWS (Para apresentação no LECOTEC 2009, SP.)

4. A METEOROLOGIA NOS TELEJORNAIS DA TV ABERTA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DO JORNAL NACIONAL, JORNAL DA RECORD E JORNAL DA BAND (Para apresentação no LECOMCIÊNCIA 2009, SP.)

5. O JORNALISMO AMBIENTAL E A TV DIGITAL NO BRASIL: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A DIVULGAÇÃO, INTERATIVIDADE E EDUCAÇÃO (Para apresentação no I SIMTVD - Simpósio Internacional de Televisão Digital, SP.)

É isso aí... muito trabalho pela frente!!! Garra, iniciativa e perseverança sempre!!!

Até breve!!! =)

Um comentário:

  1. Olá Erika,
    Estou te escrevendo para dizer que meu artigo sobre a Meteorologia no telejornalismo contemporâneo: Um estudo de caso do programa "Jornal Hoje", foi aceito no Intercom Júnior. Entre em contato com meu e-mail para eu lhe encaminhar uma cópia e desde já faço o convite para a apresentação, que será no DT06 Intefaces Comunicacionais. Beijos!!!

    ResponderExcluir