"O texto coloquial não quer dizer texto simples, pobre ou comum. Coloquial é o texto que deve ser acessível às pessoas que estão assistindo. E pode ser rico, emocionante e atraente. Não feche o texto de primeira. Leia mais de uma vez. Dê um tempo e releia o mesmo texto. Sempre pode melhorar. Pense em algo atraente para o lead. Assista a matéria, destaque o que é diferente e interessante. Um adjetivo bem usado vale a pena, mas evite exageros. Um substantivo bem empregado é mais consistente. (...)"
Vera Íris Paternostro - Trecho da apostila feita para repórteres, editores e apresentadores da Globo News em preparação a cobertura do carnaval em 1997.
Seja casado com as imagens descritivas de um fato ou apenas contando com a presença do repórter e/ou entrevistado, o texto na TV deve ser objetivo e com informações colocadas em ordem direta. Vale acrescentar a importância da locução para o entendimento da notícia. Por isso é essencial no processo de produção do texto, sempre conferir lendo em voz alta, ele está coerente? não há nenhuma cacofonia (aquele encontro de duas palavras que origina uma terceira de sentido desagradável)? Tudo em nome da divulgação correta e eficaz da notícia. Tudo para facilitar o entendimento do espectador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário