segunda-feira, 20 de julho de 2009

Seminário Globo/Intercom 2009 focalizou telejornalismo da TV Globo

A criação e produção dos programas de jornalismo da TV Globo foram os temas focalizados no III Seminário Temático Globo/Intercom, realizado no período de 1 a 4 de julho de 2009, no Rio de Janeiro. Os palestristas trataram dos seguintes tópicos: estratégias de programação e agendamento; interação editorial rede/afiliadas; hotnews e softnews; coberturas especiais e repórteres emblemáticos.

Os participantes do seminário eram todos sócios regulares da INTERCOM que ensinam, pesquisam ou analisam jornalismo.

Constituído pelos sócios Antonio Hohfeldt, Iluska Coutinho e José Marques de Melo, o comitê de seleção dos candidatos tomou como base o auto-retrato intelectual (máximo de 1.000 palavras) e um diagnóstico crítico (entre 2.000 e 5.000 palavras) escrito pelo candidato sobre a situação do ensino e/ou da pesquisa sobre telejornalismo na universidade ou região em que atua. Os textos selecionados foram debatidos no primeiro dia do Seminário.

A INTERCOM fornecerá Certificado de Estudos Avançados aos participantes que encaminharem, no prazo de 60 dias posteriores ao evento, artigo sobre “Telejornalismo no Brasil”, descrevendo e analisando a produção do telejornalismo regional/local.

O calendário do evento incluiu palestras dos seguintes dirigentes da Rede Globo: Luis Erlanger, Diretor da Central Globo de Comunicação, dando boas vindas ao grupo, e Carlos Henrique Schroeder, diretor da Central Globo de Jornalismo, fazendo a apresentação da empresa. A seguir, diversos colóquios com jornalistas: William Bonner – Jornal Nacional: os critérios, o dia a dia, a escolha das notícias, critérios editoriais; Ali Kamel - Cobertura política: como é feita, quais são os critérios, dificuldades e limites; Marcos Uchoa - Coberturas especiais: guerra e desastres: como são feitas, quais os critérios e dificuldades; e Renato Ribeiro - cobertura de eventos locais e culturais: qual a especificidade, como é o relacionamento com a comunidade e como é feita a cobertura do carnaval do Rio.

Houve ainda visitas guiadas ao Departamento de Jornalismo e ao Projac. De volta ao hotel, os inscritos participaram da avaliação coordenada pelo Prof. Dr. José Marques de Melo e o colóquio referente à Metodologia do artigo/diagnóstico sobre Telejornalismo, conduzido pela Prof. Dra. Iluska Coutinho.

Participaram do seminário os seguintes sócios: Boa Vista (RR) - Edileuson Almeida; Curitiba (PR) - Rosa Maria Dalla Costa e Elza de Oliveira Filha; Guarapuava (PR) - Ariane P. Fernandes; Fortaleza (CE) - Valquiria P. Kneipp; Juiz de Fora (MG) - Cristina Musse e Simone T. Martins; Porto Alegre (RS) - Valerio Brittos, Luciano Correia dos Santos, Flavio Porcello, Carlida Pereira, Paula Regina Puhl e Karla Néri; Rio Claro (SP) - Belarmino César; Rio de Janeiro - Antonio Brasil e Gabriela Nora; Santa Cruz do Sul (RS) - Fabiana Piccini; Santa Maria (RS) - Ada Cristina Machado da Silva; São Paulo (SP) - Gisely Valentin, Tyciane Vaz, Teresa Cristina Tesser, Maria de Jesus Rufino, Tatiane Carvalho, Flavia Delgado, Érika Zuza, Cristiane Portela; Teresina (PI) - Samantha Castelo Branco e Jacqueline Dourados; e Taubaté (SP) - Marcelo Pimentel.

Fonte: http://www.intercom.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário