segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Resumo do Artigo: No ar a meteorologia além da previsão do tempo

Vida de Mestranda significa tempo recheado com muito estudo, leituras, reflexões, escritas e muitasss publicações! Claaaro que sem esquecer dos passeios, cinemas e baladas de vez em quando que ninguém é de ferroo!!! :) Neste caminho longo da carreira acadêmica - que tem se mostrado cada vez mais prazeroso - eu estou só começando! Afinal, 03 anos de docência e um primeiro ano de Mestrado são apenas princípios de muitas alegrias e publicações que virão! Em tempo, 7 de setembro é uma data beemmm especial: níver da minha Mãe querida! De quem tanto orgulho e respeito! Te amo Manhêê! :)

Abaixo, segue resumo do Artigo científico "No ar a meteorologia além da previsão do tempo: um breve histórico das notícias climáticas no telejornalismo e perspectivas com a TV digital no Brasil", um pequeno recorte do meu trabalho de pesquisa do Mestrado em TV Digital (UNESP). O trabalho foi apresentado em agosto em Fortaleza-CE e se encontra publicado nos Anais do VII Congresso Nacional de História da Mídia. Mais uma etapa concluída! Mais uma Vitória! :)

No ar a meteorologia além da previsão do tempo: um breve histórico das notícias climáticas no telejornalismo e perspectivas com a TV digital no Brasil
Pesquisadora: Erika Zuza
Orientador: Prof Dr Antonio Carlos de Jesus

Resumo: Com as alterações climáticas cada vez mais freqüentes e em intervalos curtos, os assuntos relativos à meteorologia e às mudanças climáticas e suas conseqüências na infra-estrutura das cidades e para os seres humanos ganham cada vez mais destaque na televisão, sobretudo através dos telejornais. Antes consolidado pelas notícias radiofônicas, o quadro da previsão do tempo ganhou destaque na TV e faz parte do espelho de notícias televisivas desde os primórdios do telejornalismo no Brasil e no mundo.

Atualmente as mudanças climáticas, provocadas principalmente pelo aquecimento global, tem ampliado este foco do jornalismo ambiental, sendo possível a transmissão de reportagens das mais variadas editorias (economia, política, cultura, etc.) relacionadas com o clima, mostrando que a cobertura da meteorologia já ultrapassa os limites da previsão do tempo factual.

Este artigo objetiva traçar um breve histórico sobre as notícias do tempo na televisão, bem como refletir sobre o papel do telejornalismo, diante da necessidade cada vez maior de se trabalhar coberturas em que o clima é o gerador da notícia. Um cenário que ganha novos desafios com a implantação da televisão digital no Brasil e as perspectivas de oferecer ao telespectador a ampliação de serviços e notícias através da mobilidade e com os recursos inovadores de interatividade.

Palavras-Chave: Telejornalismo, TV Digital, Meteorologia, Previsão do tempo.

Um comentário:

  1. Olá Erika, amei encontrar alguém que falasse sobre a meteorologia no telejornalismo, pois a minha monografia é sobre esse assunto e não consigo encontrar a data exata ou aproximada da primeira previsão do tempo na TV. O meu estudo de caso é o Jornal Hoje. Caso possa me ajudar, por favor, me responda . E caso tenha interesse, acesse meu Blog. andreademorais.blogspot.com

    ResponderExcluir