sexta-feira, 29 de maio de 2009

Conexão Brasil-Las Vegas

Estive em São Paulo nesta quinta-feira, 28 de maio, participando da 6ª Edição do Encontro Conexão Brasil-Las Vegas. O evento realizado pela empresa AD-Digital, aconteceu no auditório da Universidade Anhembi-Morumbi. Através de palestras, foram discutidas as principais novidades da NAB Show 2009 - a maior feira de mídia eletrônica do mundo, que ocorreu nos EUA em Abril.

As informações apresentadas foram bem interessantes, fiz anotações específicas que estarei publicando nos próximos posts. Ao escutar os depoimentos de quem participou do NAB, ficou nítido a ênfase na produção de conteúdos 3D, nova tendência entre os principais fabricantes de equipamentos, além da certeza de que as mudanças do formato analógico para o digital está se tornando uma realidade cada vez mais próxima do mercado brasileiro, não somente para as emissoras de televisão, como também atingindo toda uma cadeia de produção midiática, incluindo produtoras e agências de publicidade. Neste site há algumas informações sobre a participação de brasileiros na NAB Show 2009, este ano o Brasil contou com um pavilhão com 17 empresas expondo seus produtos.

A empresa AD-Digital é especializada na execução de projetos de integração tanto de sistemas como banda base , fornecimento de equipamentos, instalação e treinamento técnico operacional". A AD-Digital é a representante oficial dos principais fornecedores de equipamentos e softwares do mercado: tais como Sony, Apple, Quantum, DataDirect Networks, Building4Media, Tektronix, Marquis, etc.

domingo, 24 de maio de 2009

Exercitando a Academia


Desde que se decide cursar um mestrado, é preciso ter em mente que não basta só estudar, ler e escrever, tem que DI-VUL-GAR. Participar de eventos científicos é um dos caminhos. Além de dividir conhecimentos e dar publicidade ao seu trabalho, ainda é possível ter contato com pesquisadores de várias partes da região em que vc mora, do país e do mundo.

Na quinta-feira (21/05), nosso grupo de trabalho da disciplina Planejamento e Gestão de Conteúdos para TV Digital, do Mestrado em TV Digital da UNESP, ministrada pelo Prof. Antonio Carlos de Jesus, foi a cidade de Marília-SP apresentar o trabalho Papo Assombrado: uma proposta de programa interativo infantil para a TV Digital.

A experiência foi muito válida! Assistimos palestras importantes que relataram a história do CIESPAL - Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina, sobre a importância dessa entidade na formação de jornalistas, assim como sobre Luiz Beltrão, o primeiro Doutor em Comunicação do Brasil, e sua imensa contribuição com a criação da Folkcomunicação e o desenvolvimento do ensino do jornalismo no país. Na fotinha acima: Madrilena, Malu, Thalita, Everton, Willem e euzinha! :)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Um programa interativo p/ TV UNESP Digital

Artigo: Papo Assombrado: uma proposta de programa interativo infantil para a TV UNESP Digital

Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de criação de um programa audiovisual interativo de gênero suspense gótico, destinado ao público infantil, com idades entre 05 a 10 anos. Esta proposta foi desenvolvida para a TV UNESP Digital pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da FAAC/UNESP, a partir da disciplina Planejamento e Gestão de Conteúdos para Televisão Digital.

O programa Papo Assombrado será adaptado das nove estórias contidas no texto impresso “Noites, becos e casas mal assombradas”, escrito por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de São Paulo. Os objetivos do programa são despertar, incentivar e fomentar a leitura nas crianças de forma lúdica e prazerosa, para formação de leitores perenes; produzir conteúdos que possam ser utilizados como recurso didático-pedagógico; possibilitar ao telespectador ampliar seu universo de conhecimento através de mecanismos de interatividade e experimentar, por intermédio da TV UNESP Digital, estas novas ferramentas de interatividade que serão proporcionadas pela tecnologia do Sistema de Televisão Digital Brasileiro.

Palavras-chave:
Leitura. Crianças. Interatividade. Papo Assombrado. TV UNESP Digital.

O artigo foi aprovado para apresentação no XIII CELACOM 2009, para mais detalhes leia o post abaixo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

'Papo Assombrado' no XIII CELACOM 2009

FeLiZ, FeLiZ, FeLiZ!!! :) Nosso artigo "PAPO ASSOMBRADO: UMA PROPOSTA DE PROGRAMA INTERATIVO INFANTIL PARA A TV UNESP DIGITAL" foi aprovado para apresentação no GT - Folkcomunicação do XIII CELACOM - 2009 - Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-americana de Comunicação, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, em Marília.

O trabalho é assinado por Erika Zuza, Maria Luiza Sorbile, Thalita Souza, Diolinda Silva, Everton Altafim e Aline D'Avila, e orientado pelo Professor Dr. Antonio Carlos de Jesus, através da disciplina 'Planejamento e Gestão de Conteúdos para Televisão Digital' do Mestrado em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, UNESP, Bauru, SP.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Colóquio Internacional em Marília

Na próxima semana estarei entre os dias 20 e 22 de maio em Marília (SP) para participar do XIII CELACOM- Colóquio Internacional sobre a Escola Latino americana de comunicação.

O tema do evento é: Do Jornalismo à Comunicação: 50 anos de estudos midiáticos na América Latina e está sendo realizado pela
Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo da UNIMAR e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIMAR.

No momento aguardando aprovação de artigo para apresentação num grupo de trabalho do CELACOM. Na torcida!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Documentos sobre TV Digital no site da Câmara

A Câmara dos Deputados promoveu, em junho de 2006, por solicitação da Presidência da Casa, o seminário TV Digital: Futuro e Cidadania. A discussão, inexoravelmente oportuna, às vésperas da definição do padrão digital, abriu espaço para a difusão de visões, trazendo contribuições de diversos segmentos da sociedade brasileira, consolidadas no volume I da Série Documentos do Conselho de Altos Estudos. O leitor encontrará na publicação subsídios para entender o contexto que determinou os rumos da TV Digital no Brasil. Ao final, a publicação apresenta o Projeto de Lei nº 7096/2006, que dispõe sobre a outorga dos canais de televisão no SBTVD para algumas entidades do setor público. (Fonte: )

terça-feira, 12 de maio de 2009

Nova edição da Brazilian Journalism Research

O Volume 4, nº 2 de 2008 da Brazilian Journalism Research já pode ser acessado no endereço: www.sbpjor.org.br/bjr. A edição traz, além do dossiê temático, artigos e resenhas de livros. A BJR tem periodicidade semestral e é dedicada à teoria e à pesquisa em Jornalismo. Em breve, será disponibilizada a versão em português da revista. Artigos para a próxima edição serão recebidos até 15 de maio de 2009. Para o segundo volume deste ano, o prazo de envio é 15 de novembro de 2009. (Fonte: SBPJor)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ginga é aprovado como padrão internacional da UIT

A linguagem NCL e seu ambiente de apresentação Ginga-NCL, tecnologias nacionais criadas para oferecer interatividade plena em sistemas de TV Digital, foram aprovados como padrão pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão de padronização e regulamentação em telecomunicações ligado às Nações Unidas. A aprovação ocorreu no último dia 29 de abril. O Ginga-NCL é o primeiro framework de aplicações multimídia para serviços IPTV aprovado pela UIT.

A nova recomendação H.761 "Nested Context Language (NCL) and Ginga-NCL for IPTV Services" define a linguagem NCL como padrão UIT-T para a construção de aplicações multimídia destinadas ao ambiente de TV interativa. Além de definir a linguagem NCL, a recomendação descreve os requisitos para a construção da máquina de apresentação Ginga-NCL, responsável pela exibição e controle de aplicações NCL. NCL e Ginga-NCL são tecnologias de propriedade intelectual da PUC-Rio, resultados de pesquisas realizadas no Laboratório TeleMídia de seu Departamento de Informática, financiadas pela Finep e RNP a partir das ações estratégicas do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações.

O esforço de padronização se iniciou há quase dois anos, quando pesquisadores brasileiros presentes às primeiras reuniões do então chamado "focus group on IPTV" foram convidados por delegados japoneses a apresentar a arquitetura Ginga do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. A partir de então, pesquisadores da PUC-Rio tem participando das delegações brasileiras organizadas pela Anatel, para a defesa da proposta brasileira junto aos delegados da UIT-T no "study group 16 - codificação, sistemas e aplicações multimídia".

Com a padronização, operadores de telecomunicações e radiodifusores de todo o mundo podem adotar uma tecnologia madura e bem definida, de forma interoperável entre os diversos provedores de conteúdo interativo. Fabricantes de receptores DTV podem desenvolver seus produtos seguindo as normas estabelecidas e permitindo sua comercialização para múltiplas redes e múltiplos mercados. (Da redação TeleSíntese)

terça-feira, 5 de maio de 2009

Colóquio TV Digital - UNESP

O Mestrado em Televisão Digital da UNESP-BAURU realiza em junho o primeiro Colóquio TV Digital. O evento apresentará todas as novidades e estudos recentes a cerca da Televisão Digital e contará com a participação do Ministério das Comunicações, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação, além de docentes integrantes do primeiro mestrado brasileiro na área de TV Digital. O Colóquio será realizado na UNESP em Bauru-SP e as inscrições podem ser feitas on line até 01/06, através do site do evento.

Apresentação:

O Colóquio: Televisão Digital propiciará uma excelente oportunidade para a apresentação de novos resultados e discutir as mais recentes pesquisas e desenvolvimentos nesta área. O Colóquio estabelecerá um fórum nacional onde uma troca efetiva de conhecimentos e experiências entre pesquisadores em várias áreas do conhecimento envolvidas no programa de pós-graduação.

A participação de profissionais de empresas da área e de outros pesquisadores das áreas oferecidas pelo programa de pós-graduação é bem vinda. O programa do evento inclui um amplo espaço para promover a implementação de novas tecnologias, com ênfase a temas interessantes para o desenvolvimento de pesquisas e dissertações de mestrado. O Colóquio terá sessões tutoriais e plenárias apresentadas por especialistas e pesquisadores convidados de empresas e instituições de pesquisa brasileiras.